Cooperval

História da Cooperval

No final da década de 1950, alguns produtores da região de Vacaria, sentiram a necessidade de um local para recebimento, beneficiamento e armazenamento de grãos. A compra de insumos e comercialização da produção passou a ser de importância fundamental.

A partir da fundação em 15 de novembro de 1958, foram dados os primeiros passos para atuação da cooperativa. As motivações de 12 produtores rurais deram início a construção da sede utilizada na época para encontros e organização dos primeiros associados. A cultura do Trigo e centeio com duplo propósito, e no verão a cultura do mourisco, motivou a cooperativa a solicitar recursos para construção do armazém graneleiro, visando o armazenamento de grãos de trigo. Nesta década de 70 grandes mudanças na agricultura com a intensificação na utilização de insumos agrícolas nas lavouras e mecanização agrícola, motivou os pioneiros a aumentar a área de plantio da cultura do trigo no inverno e a cultura da soja no verão. A cultura da maçã era fomentada. Com a cultura da soja houve grandes conquistas tecnológicas e uma maior estabilidade das receitas agropecuárias da região.

Na década de 80 fomentou-se a cultura do milho. para melhorar as condições no sistema produtivo.

Na década de 90 as motivações para adesão ao sistema de plantio direto, revolucionou a agricultura na região de Vacaria, facilitando a utilização de tecnologias modernas e com baixa agressão ao meio ambiente, e tendo como fruto os melhores rendimentos por hectare do estado do Rio Grande do Sul, das principais culturas exploradas pelos associados da nossa cooperativa.

Temos a intenção de levar a Cooperval à condição de “referência em organização, uso de tecnologias e gestão no agronegócio”, A direção tem priorizado em sua administração instrumentos como: acesso a informações; o processo cooperativo; disponibilização de alternativas capazes de melhorar o desempenho das propriedades; desenvolvimento de programas voltados à administração e gerenciamento na área de grãos; qualidade da produção armazenada; capacitação pessoal e profissional; e sensibilização à questão ambiental.

Diretoria

Presidente: Ângelo Pegoraro
Super-intendente: Gunter Roberto Hagemann
Secretário: Luis Augusto Guazzelli Filho

Conselho Administrativo

Darci Baldin
Ancelmo Junior Didoné
Carlos Eduardo Teixeira Marcantonio
Bruno Romano Riva

Conselho Fiscal

Marília Costa Boeno
Ambrosio Casagranda
João Epitácio da Silva Caon
Alfeu João Andrighetti
Livino Menin
Patricia Frosi Stella

Engenheiros Agrônomos da Cooperval

Cezar Tibola
Eduardo Marcelo Fetzner
Fábio Jones Fornari
Abel Lisboa


Cooperval

Av. Militar, 4500 - Vacaria/RS

(54) 3511-1616

telefonista@cooperval.com.br

® Cooperval - Todos os direitos reservados