Associado da COOPERVAL é campeão nacional de produtividade de trigo sequeiro

Posted by admin
Categoria:

No último dia 30/08 o associado da COOPERVAL João Epitácio da Silva Caon foi agraciado com título de campeão de produtividade na cultura do trigo Brasil, referente a safra 2017/17, no concurso Cultivando Trigo, competição realizada pela empresa BASF, em que participam todos os anos diversos produtores das mais tradicionais regiões produtoras do cereal do país.
O Associado alcançou a marca recorde de 91,8 sacas por hectare, conquistando assim o título de campeão nacional. João afirma que a produtividade obtida é resultado de uma combinação de vários fatores, porém enfatiza que o conhecimento técnico é o fator preponderante para quem almeja altas produtividades e que sem uma assistência técnica qualificada é praticamente impossível obter produtividades nestes patamares.
O Engenheiro agrônomo Fabio Jones Fornari, consultor do associado campeão, elencou alguns pontos que foram fundamentais para o resultado obtido, dentre eles a adubação utilizada, a escolha da cultivar, a época de semeadura e população, os tratos culturais e o clima. Fábio conta ainda que utilizou todas ferramentas disponíveis na cooperativa, como a semente, os agroquímicos do portfólio Basf, o laboratório e a estação climática instalada na propriedade para a condução da lavoura. O agrônomo  explica que o envolvimento do produtor no desafio foi fundamental para a conquista deste resultado, pois a produtividade média no Brasil, segundo a CONAB/17, não ultrapassa a marca de 40 sacas/há.
Assim, Fornari também vislumbra grandes desafios para o aumento da produtividade e lucratividade do trigo, uma cultura tão importante para a alimentação e tão pouco valorizada, além de ser parte importante do sistema produtivo de nossa região.
A Cooperval conta hoje com um corpo técnico de 10 engenheiros agrônomos e com a maior plataforma de serviços para melhor atender seu associado.
Cooperval. Valores que crescem na cooperação.

Deixe uma resposta